CONFERÊNCIA COM SHADI BARTSCH | 20 OUTUBRO 2022

A Professora Shadi Bartsch foi a convidada da terceira edição das Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), que decorreu a 20 de Outubro de 2022, no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre o tema «Plato’s Noble Lie in the East and the West».

O Director da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen, deu início à conferência, a que se seguiu a apresentação da convidada e da sua obra pelo Professor Doutor Nuno Simões Rodrigues, do Departamento de História da Faculdade. Em representação da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras (ADFLUL), esteve no palco o seu Presidente, Professor Doutor Arnaldo do Espírito Santo.

Doutorada pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Shadi Bartsch é Professora de Estudos Clássicos e do Programa de Estudos de Género na Universidade de Chicago. Entre os temas sobre os quais tem produzido investigação destacam-se a literatura do império romano, a história da retórica e da filosofia e a recepção do pensamento ocidental na China dos nossos dias.

Perante uma plateia de mais de 200 pessoas, Shadi Bartsch abordou, entre outros, o modo como os clássicos gregos estão a ser usados para fundamentar o nacionalismo chinês, tendo destacado o papel da “mentira nobre” de Platão. Este é o tema que irá desenvolver no seu próximo livro, Plato goes to China, com edição prevista para o início de 2023.

Directora do Stevanovic Institute on the Formation of Knowledge, Shadi Bratsch edita actualmente a revista KNOW (uma publicação periódica sobre a constituição do conhecimento). Foi bolseira Guggenheim, principal editora da revista de referência Classical Philology, e Professora Visitante em St. Andrews (Escócia), Taipé e Roma.

Persius: a study in FoodPhilosophy and the Figural, distinguido com o Goodwin Award of Merit (2016), a tradução da Eneida de Virgílio pela Random House (2021), e a coordenação de dois volumes na série Cambridge Companions, que versam sobre a época do imperador Nero e sobre Séneca, são alguns dos títulos da autoria de Shadi Bartsch.

Depois da conferência decorreu, no dia 21 de Outubro de 2022, na Sala D. Pedro V, uma sessão informal com a oradora na qual estiveram presentes docentes e alunos de Estudos Clássicos, Filosofia, Estudos de Tradução e Teoria da Literatura. Na conversa foram abordados, entre outros assuntos, várias interpretações da “mentira nobre” de Platão, o simbolismo do espelho na literatura antiga, sistemas políticos e o modo como surgiu o interesse de Shadi Bartsch pela China.

ASSISTA AO VÍDEO DA CONFERÊNCIA

SOBRE SHADI BARTSCH

Professora de Estudos Clássicos e do Programa de Estudos de Género na Universidade de Chicago, Shadi Bartsch é doutorada pela Universidade da Califórnia, Berkeley. A literatura do império romano, a história da retórica e da filosofia e a recepção do pensamento ocidental na China dos nossos dias são alguns dos temas sobre os quais tem produzido vasta investigação.

Directora do Stevanovic Institute on the Formation of Knowledge, Shadi Bratsch edita, actualmente, a revista KNOW (uma publicação periódica sobre a constituição do conhecimento). Foi bolseira Guggenheim, principal editora da revista de referência Classical Philology e Professora Visitante em St. Andrews (Escócia), Taipé e Roma.

Autora de múltiplos livros, destacam-se Persius: a study in Food, Philosophy and the Figural, distinguido com o Goodwin Award of Merit (2016), a tradução da Eneida de Virgílio pela Random House (2021) e a coordenação de dois volumes na série Cambridge Companions, que versa sobre a época do imperador Nero e sobre Séneca.

Shadi Bartsch participou, também, no congresso internacional What more can we say about Seneca?,  que decorreu entre 17 a 20 de Outubro de 2022, na Faculdade de Letras, do Centro de Estudos Clássicos.